terça-feira, 14 de maio de 2013

Fórum de Supervisores/as de Estágio abre discussões do Seminário ao Dia do/a Assistente Social

Na manhã do primeiro dia de Seminário, 14 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social - 3a região/Ceará abriu ao público o IV Fórum Estadual de Supervisoras/es de Estágio em Serviço Social. Participaram estudantes, educadores e pesquisadores ligados ao campo do estágio no Serviço Social, no Ceará, com o intuito de discutir sobre a prática do estágio além de outras reflexões ligadas diretamente à temática.

Compuseram a mesa a representante da Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social (ABEPSS), Francisca Rodrigues Mascena, a representante discente da ABEPSS e estagiária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Renata Priscila, a profa. Ms da Uece e supervisora acadêmica, Virgínia Márcia, a supervisora de campo do Instituto José Frota (IJF), Honorina Maria de Rosalmeida e a profa. Ms. da Uece e conselheira do Cress-Ce, Cínthia Fonseca. A conselheira Leiriane Araújo mediou a mesa.

Estudantes, educadores/as e pesquisadores/as acompanharam a mesa.

Durante as discussões, Francinete Rodrigues, representante da ABEPSS, fez algumas considerações sobre a Política Nacional de Estágio (PNE) apontando os desafios e possibilidades em contexto geral de desmonte das políticas públicas. Francinete Rodrigues citou a importância de entender a supervisão de estágio como atribuição da profissão. Apontou várias fragilidades do estágio relacionadas ao conflito entre a exigência pedagógica do curso e a demanda do mercado de trabalho.

A professora Virígnia Márcia, supervisora acadêmica da Uece, sugeriu a discussão das competências do docentes, profissionais e estagiários segundo a PNE, bem como apontou o desafio de qualificar o estágio, as condições de supervisão, estágio e a importância dos supervisores nos espaços de discussão. Já a assistente social Honorina Mara de Rosalmeida, supervisora de campo no IJF, apresentou os principais desafios para a supervisão de campo e alternativas de enfrentamento, trazendo questões como a realidade da sua instituição, como acontece a atuação do Serviço Social no IJF e as reuniões reflexivas sobre o campo de estágio com as(os) estagiários do Instituto.

Ao final, a profa. Cínthia Fonseca (CRESS/Uece) discutiu os desafios do exercício profissional e o papel da fiscalização, mostrando o cenário atual das unidades de ensino e as principais demandas de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário