terça-feira, 14 de maio de 2013

Conferência na Uece aborda a exploração das mulheres no âmbito da mundialização do capital.

Na manhã de hoje (14), primeiro dia do Seminário comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, diversos estudantes, educadores e profissionais já puderam conferir um pouco do que serão esses três dias de atividades promovidas pelo Conselho Regional de Serviço Social - 3a região/Ceará (Cress-Ce). No Centro de Eventos do Ceará, a discussão aconteceu no IV Fórum Estadual de Supervisoras de Estágio em Serviço Social. Já na Universidade Estadual do Ceará (Uece), os participantes discutiram sobre a temática "Mundialização do capital, exploração das mulheres e desafios para o feminismo".

Conferência na Uece. 

Participaram da mesa de abertura na Uece, a profa. Liduína Farias, representando o Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Uece, a profa. Cristina Nobre, coordenadora do curso de graduação em Serviço Social da Uece, a conselheira Luana Paula, representando o Conselho Regional de Serviço Social - 3a região/Ceará (Cress-Ce), e a profa. Dra. Aurineuda Cunha, coordenadora do mestrado acadêmico em Serviço Social.

Logo após, compuseram a mesa, para a conferência de abertura, a assistente social Cristiane Faustino, militante do Fórum Cearense de Mulheres, a profa. Jules Falquet, da Universidade de Paris, e Mirla Cisne, profa. da Unversidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Entre os presentes estavam também os estudantes do Curso de Serviço Social da Terra, voltado para assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A profa. Jules Falquet, primeira a discutir sobre a temática da mesa, fez uma análise geral sobre a reorganização do trabalho na globalização. Durante a fala, a profa. Falquet citou a realidade de diversos países onde a desregulamentação do trabalho atinge principalmente as mulheres. "A mão-de-obra central do neoliberalismo pode ser assassinada com a impunidade total do Estado. A mão-de-obra tem que ter medo o tempo todo. Essa é uma forma de impedir a organização da trabalhadores", destacou.

Profa. Jules Falquet em diálogo com a plateia.

Em seguida, a profa. Mirla Cisne, da UERN, fez um balanço, durante o Governo Lula, da implementação das políticas sociais de enfrentamento à pobreza no Brasil e as pautas reinvindicatórias dos movimentos feministas no período. Fruto de sua pesquisa na área, a profa. Mirla Cisne trouxe elementos para evidenciar a contribuição do Governo Lula para o fortalecimento da política neoliberal no Brasil.

"Se por um lado, esse governo institucionalizou políticas para as mulheres, como a Secretaria Especial e as conferências voltadas para esse público, por outro lado, muitos dos resultados dessas conferências e espaços de deliberação não vem sendo atendidas", frisou a profa. Mirla Cisne. Para ela, durante o Governo Lula houve, ainda, "uma política compensatória por transferência de renda, que é uma forma de reforçar, historicamente, uma responsabilização da mulher".

Para fechar a mesa, a assistente social Cristiane Bonfim, do Fórum Cearense de Mulheres, trouxe o olhar para a luta feminista na América Latina, citando que "o nosso feminismo é muito influenciado pelo norte-americano e europeu. A gente tem que inserir as mulheres indígenas, camponesas, quilombolas e pescadoras". Ainda para a Cristiane Bonfim, "é necessário romper urgentemente com o conceito de desenvolvimento. Ele é impossível de ser humanizado".

A programação do Seminário comemorativo ao Dia do/a Assistente Social na Uece acontece também amanhã,15 de maio, com a mesa temática "Estado, movimentos sociais e serviço social - Sem movimento não há liberdade", entre às 18h30 às 22h, com a profa. Dra. Malu Duriguetto, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a profa. Dra. Samya Rodrigues, do CFESS/UERN, e com a Maria Luiza Fontenele, integrante do Movimento Crítica Radical.

Logo mais, ainda hoje (14), acontece a conferência de abertura do Seminário, a partir das 18h30, no Centro de Eventos do Ceará, com a temática "Neodesenvolvimentismo? Um debate sobre o Brasil contemporâneo". Continue acompanhando a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário