Palestrantes

Conheça os participantes que já estão confirmados para o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2013. 


ANA ELISABETE MOTA 
Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), tem mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro(2003). É Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de orientações de trabalhos de conclusão de curso em nível de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado).

Membro de Associação Científica internacional, ex-presidente da Associação Lationoamericana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.

Participa de conselhos editoriais de várias revistas da área e de áreas afins: Revista katalysis , Presença, Outubro, Serviço Social e Sociedade, Praia Vermelha, Em Pauta. É autora de livros publicados na área de Serviço Social, tanto individuais como em co-autoria: O Mito da Assistência Social, A nova fábrica de consensos, O feitiço da Ajuda, Serviço Social e Saúde, Cultura da Crise e Seguridade Social, Desenvolvimentismo e Construção de Hegemonia, dentre outros.

RODRIGO CASTELO
Cientista Econômico, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Serviço Social também pela UFRJ. Atualmente é professor visitante no curso de Serviço Social da UERJ. Tem experiência nas áreas de Filosofia Política e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: "questão social", desenvolvimento econômico, ideologia e marxismo. Membro do Conselho Consultivo da revista Margem Esquerda (editora Boitempo) e foi assessor editorial da revista Praia Vermelha (Programa de Pós-graduação da Escola de Serviço Social/UFRJ) nos anos 2009-2010.

MARIA LÚCIA DURIGUETTO
Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Áreas de estudos e pesquisas: Sociedade Civil, Democracia, Movimentos Sociais e Serviço Social. Coordenadora do Grupo de Estudos "Pensamento de Gramsci".Membro do corpo editorial das revistas Temporalis e Libertas. Publicou livros de sua autoria ou co-autoria na área de serviço social e afins: Sistema Único de Assistência Social, Organizações da Sociedade Civil e Serviço Social; Estado, Classe e Movimento Social; Sociedade Civil e Democracia - Um Debate Necessário.

SAMYA RAMOS
Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e colaboradora do programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Serviço Social, Trabalho e Lutas Sociais (GESTULS). Coordenadora geral da Subsecretaria de Estudantes de Serviço Social na UNE (SESSUNE, hoje Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social - ENESSO) na gestão 1990-1991. Coordenadora da Seccional de Mossoró/CRESS 14ª Região (RN) na gestão 2005-2008. Coordenadora nacional de graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) na gestão 2009-2010.

RENATO ROSENO
Advogado, graduado pela Universidade Federal do Ceará UFC (1993), atuante nas áreas de direitos humanos e meio ambiente. Foi coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA), organização não governamental de proteção jurídico-social de direitos da infância e adolescência, Coordenador Estadual da Pesquisa de Tráfico sobre Crianças, Adolescentes e Mulheres para fins de Exploração Sexual PESTRAF/CECRIA (Brasília DF), Coordenador da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), organização que reúne 38 centros de defesa no Brasil. Participou do grupo de trabalho da ANCED e Fórum DCA (Fórum Nacional de ong´s de defesa dos direitos da criança e adolescente) que elaborou o relatório alternativo sobre a implementação no Brasil da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (CDC) apresentado ao Comitê dos Direitos das Crianças das Nações Unidas. Foi membro do CONANDA Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando a ANCED. Assessorou a elaboração do segundo relatório alternativo sobre a CDC feito pela ANCED e atuou como coordenador de projeto da ANCED para fortalecimento das ações de proteção jurídico-social desenvolvidas pelos CEDECAs. Hoje desenvolve consultorias para diferentes organizações e movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, especialmente em temas de violência contra crianças e adolescentes.

CARLOS MONTÃNO
Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2001). Concluiu seu pós-doutoramento no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT, Coimbra, Portugal, em 2010). Com graduação em Serviço Social na Universidad de la Republica (Montevidéu, Uruguai, 1989). É Professor Associado da Escola de Serviço Social da UFRJ. Autor de: A Natureza do Serviço Social; Microempresa na era da globalização; Terceiro Setor e Questão Social; Estado, Classe e Movimento Social (em co-autoria). Co-organizou os livros: La Política Social Hoy; Metodología y Servicio Social Hoy en Debate; Servicio Social Crítico. Hacia la construcción del nuevo proyecto ético-político profesional; Coyuntura Actual Latinoamericana y Mundial. Tendencias y movimientos. Professor visitante e conferencista em diversos países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai. Orientou 12 Dissertações de Mestrado concluídas e 5 Teses de Doutorado concluídas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2). Coordena o Núcleo de Pesquisa " Políticas Publicas, Trabalho e Serviço Social " desde 2002. Foi membro da Direção Executiva da Associação Latino-americana de Ensino e Pesquisa em Trabalho Social (ALAEITS, 2006-2009). Membro da Direção Nacional, na Coordenação de Relações Internacionais, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS, gestões 2009-2010 e 2011-2012). É coordenador da Biblioteca Latino Americana de Serviço Social (Cortez, com 15 volumes publicados).

JULES FALQUET
Doutora em Sociologia é docente da Universidade de Paris 7 em Sociologia Política. Membra do Laboratório CSPRP (Centro de Pesquisa, Estudos e Documentação sobre América Latina). Trabalha com perspectiva feminista sobre os movimentos sociais e a participação das mulheres, nos movimentos zapatista no México, antigo movimento revolucionário de Salvador (centro-américa), MST do Brasil e movimento de mulheres e feminista continental. Atualmente, tem debatido sobre os efeitos da mundialização do capital na vida dasmulheres e o papel das organizações internacionais na implementação das políticas neoliberais.


MIRLA CISNE
Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Recentemente doutorou-se em Serviço Social pelaUERJ. Integrante do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir e professora assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Gênero, feminismo e Movimentos Sociais. Atua em projetos nos seguintes temas: gênero, feminismo, movimentos sociais, serviço social, divisão sexual do trabalho, direitos sexuais e reprodutivos. É autora do livro Gênero, Divisão Sexual do Trabalhado e Serviço Social. Foi por várias gestões do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social – CALSS e da Coordenação Nacional da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO.

MARIA LUIZA FONTENELE
Em construção.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário